Equipe Pró-Iporã

Equipe Pró-Iporã
Os profissionais que atuam no Programa de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica de Iporã do Oeste/SC

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Temperos Naturais

          Nos dias 21 e 22 de outubro foi realizado nas dependências do Pró-Iporã - Programa de RCPM - palestra sobre os malefícios do uso descontrolado do sal, bem como, a importância de se utilizar temperos naturais.
          A nutricionista Lucilene M. Kaufmann informou aos participantes do Pró-Iporã que o paladar pode ser modificado e que a grande maioria das pessoas faz uso excessivo do sal. Atualmente é recomendado o uso de 6 gramas de sal por dia, que corresponde a 2,4 gramas de sódio. Pesquisas apontam que os brasileiros utilizam em média 10-12 gramas de sal por dia.

         
         A ingesta descontrolada de sódio acarreta em aumento do volume sanguíneo e aumento da pressão arterial. A Hipertensão Arterial é um dos principais fatores desencadeantes de doenças cardiovasculares. Hoje no Brasil, há mais de 30 milhões de pessoas hipertensas e passíveis de desenvolverem Infarto e Acidentes Vasculares Cerebrais.
         Nessa realidade, os temperos são recursos para modificar o paladar, possibilitando a diminuição do uso do sal. Os temperos mais comumente utilizados são o Alecrim, que combina bem com peixes; Manjericão, ótimo para carnes e com tomates; a Sálvia, muito saboroso com carnes de aves; o Alho, usando em carnes e molhos; a Cebola, acertada em sopas, cremes, carnes e saladas; a Cebolinha Verde, utilizada em caldos e molhos; a Salsa Verde, acertada com peixes, aves, carnes e sopas; e o Louro, muito usado no junto ao feijão.


         A psicóloga Elóide A. O. Barreira trouxe uma receita de sal temperado, que facilita ter sempre a mão alguns temperos. Seu preparo é simples, veja abaixo:
Para 1 kg de sal
* 1 xícara de chá de alho picado
* 1/2 xícara de salsa verde picada
* 1/2 xícara de cebolinha verde picada
* 1/2 xícara de sálvia e alecrim
õ 
Modo de Preparo:
          Misturar todos os ingredientes em um recipiente. Leve ao sol por 4 horas mexendo de vez em quando para que ocorra a desidratação (tirar água) dos temperos. Armazenar em vidros ou potes fechados em temperatura ambiente.
         
            A Nutricionista Lucilene sugere algumas mudanças em nossos hábitos para facilitar o processo de diminuição do uso do sal:

* Evite o saleiro na mesa;
* Evite alimentos em conservas, enlatados;
* Preferir sempre alimentos frescos aos processados,
*  Evitar caldos de galinha, shoyo, catchup, mostarda;
*   Evitar alimentos embutidos;
*  Dar preferência para margarinas SEM SAL, ao invés de margarina comum ou manteiga;
*  Carnes adquirem ótimo sabor deixadas em mistura de ervas, suco de laranja ou vinho;       

Nenhum comentário:

Postar um comentário