Equipe Pró-Iporã

Equipe Pró-Iporã
Os profissionais que atuam no Programa de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica de Iporã do Oeste/SC

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Diabetes e suas Consequências

O diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, decorrente da incapacidade do corpo em produzir insulina suficiente para o controle da glicemia. A glicose em níveis altos é tóxica para a parede dos vasos e os nervos, e com o tempo leva a complicações sérias que podem atingir todo o organismo.
As complicações principais do diabetes são o acúmulo de gordura nos grandes vasos, podendo levar ao infarto, derrame cerebral e oclusão das artérias periféricas; perda de função dos pequenos vasos, levando à insuficiência renal, cegueira, dificuldade de cicatrização e à neuropatia, que é a perda de sensibilidade e dores nos nervos, especialmente das extremidades.
Pesquisas apontam que o Brasil já possui mais de 22 milhões de pessoas que sofrem com a Diabetes e esse número vem aumentando em proporções alarmantes no mundo todo. Tal situação motivou a Federação Internacional de Diabetes e a Organização Mundial da Saúde a estabelecerem o dia mundial do diabetes, comemorado em 14 de novembro em homenagem a um dos cientistas descobridores da insulina, e incluído no calendário da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Com essa realidade a Equipe do Pró-Iporã realizou uma apresentação nos dias 17 e 18 de novembro nas dependências do Programa de RCPM, abordando os malefícios de possuir uma glicemia elevada e informando aos participantes do programa sobre o mecanismo e as consequências da doença.
Também foi realizada no dia 24 de novembro uma palestra sobre o diabetes que estava aberta a toda a comunidade. O local novamente foi nas dependências do Centro de Convivência do Idoso e terá início às 7h30. Os palestrantes foram o Dr. Maurício Junges (cardiologista) e a Lucilene M. Kaufmann (nutricionista).
A equipe do Pró-Iporã – Programa de Reabilitação Cardíaca e Metabólica – convida todos os interessados a participarem de mais essa atividade educativa.

Receita:
MAÇÃ COLORIDA PARA DIABÉTICOS
Ingredientes:
Maçã – 2 unidades médias
Gelatina de morango Diet  – 1 caixinha
Água – 500 ml
Modo de Preparo: Lavar e descascar as maçãs. Tirar as semente e cortar em 8 pedaços. Dissolver a gelatina na água (500 ml—250 ml de água quente e 250 ml fria. Cozinhar as maçãs com a gelatina por uns 15-20 minutos. Deixe esfriar e sirva.
Lucilene M. Kaufmann – Nutricionista